domingo, julho 23, 2006

Jesus encontra Jorge. >>>> 4º parte.





EU QUERO MINHA GRANA!
Jesus fica piscando como quem quer acordar e tenta buscar alguma lembrança, mas só tem flashes do dia anterior. Ele se vê como num filme mudo: o boteco do Português, Santamaría fazendo uma ameaça... mas não entende que ele diz. Vê também o Português o olhando sério, o Turcão , Chupeta tomando cachaça com caras de mortos como querendo ouvir o que ele tinha a dizer. A expressão dos capangas lhe fez lembrar sua mãe morta caída no chão, toda ensangüentada.

Ele tinha 5 anos quando seu pai deu mais de 10 facadas nela, mas Jesus não lembra muito bem quando aconteceu à tragédia. Ele foi acordado com gritos de seu pai procurando o trago de cachaça.
- Cadê minha cachaça, mulher? Tu tomou toda a pinga, filha da puta? Eu tenho certeza que quando fui dormir deixei ela aqui atrás da cama! Sempre faço isto! Já procurei por tudo e não encontrei!... Olha só o jeito que estou, filha da puta!!!”
- Eu não tomei nada, sua coisa ruim! Desmaiei antes de tu! Tu que tomou toda e agora não lembra!
O pai fica andando desesperadamente dentro do barraco, impaciente olhando por todos os lados.
- Tu acha que sou pirado pra beber toda pinga e não deixar nada pra manhã, sua merda! A garrafa ta aqui vazia, alguém tomou esta merda, e fui tu sua cadela velha... Eu quero minha cachaça agora!
Pega uma faca...
- Já procurei em tudo quanto foi canto lá fora, revirei o lixo, olhei dentro do carrinho, embaixo dos papelões e não encontrei nada, porra! Eu quero minha cachaça agora ou vou te quebrar toda de porrada! Sua fedorenta, porca do caralho!
– Vem se tu é homem, seu boca podre filho de uma puta, eu acabo contigo.
Ainda procurando a bebida e ignorando a mulher, ele dá um pontapé nos papelões que serviam de cama para Jesus que continuava fingindo dormir. Os papelões voam e Jesus acaba se chocando contra a parede. Aí sim ele começou chorar. Seu pai ficou ainda mais raivoso.
- Manda este merda de guri calar a boca! Vai ver foi este merda de guri quem bebeu a cachaça! Cheira a boca dele! Ele come e bebe tudo que encontra pela frente! - E partiu com a faca pra cima de Jesus. Quando sua mãe atravessou o caminho para protegê-lo, e recebeu a primeira estocada. Foram 18 ao todo: pelo peito, braços, pescoço e rosto. Jesus ficou quieto sem dar um pio embaixo de um monte de caixas de papelões desmontadas. Seu pai fugiu desesperado para tomar um trago, levando o carrinho e a faca.

A maloca do Jesus era feita de papelões, plástico e restos de madeira de obras com um bico de luz puxado de um gato. Com lixo, cachorros e ratos dividindo o mesmo espaço e comida. Quase sempre Jesus passava até oito horas dentro do carrinho de catar papeis e papelão. Lembra que as vezes era bem divertido, quando seus pais enchiam a cara e ficavam felizes. Eles empurravam o carrinho imitando o som de automóveis, e ficavam correndo entre carros, desviando de outros a toda velocidade e às gargalhadas. Jesus ficava dentro, em pé, tomando toda briza pela frente.

O nome Jesus lhe foi dado pelo policial que o encontrou naquela sujeira. Quando o policial entrou na maloca, ele pensou: “como alguém poderia morar nessa sujeira toda!... Jesus!” Exclamou ao ver o corpo da indigente. E Jesus saiu todo sujo, cabeludo e com sarna por quase todo corpo, debaixo de uma caixa de madeira. O policial se assustou pensando que fosse um cachorro. Quando chegaram à delegacia, o policial relatou que não foi encontrado nenhum documento de identidade, mas acha que o nome do guri é Jesus. Jesus da Silva.

Ele chegou no Abrigo de Menores, depois de passar por delegacias e outras formalidades. As assistentes sociais o levaram sem falar nada. Lembra que quando chegou lá, lhe rasparam a cabeça, deram um banho com sabonete com um cheiro que ele nunca tinha ainda sentido (produto desconhecido por ele), toalha limpa e pela primeira vez escovou os dentes, já quase todos cariados. Ganhou um par de sandálias de couro, bermuda marrom e uma camiseta pólo bege. Tomou uma xícara (linda) de café com leite, pão, manteiga e mel: esta foi, até hoje, a refeição que mais marcou a sua vida. Depois, deitou numa cama com lençóis limpinhos e ficou bem quietinho até dormir.

Jesus é cortado da viagem com um violento soco na cara que o faz cair. Sente de novo a realidade em todo o corpo: seu nariz e o olho esquerdo crescendo como estivesse adormecido, igual como quando se toma anestesia no dentista. Seu óculo ainda fica em seu pescoço seguro pela cordinha, agora quebrado no meio. O sangue do nariz e do supercílio escorre pelo seu rosto e o Santamaría sinistro, destravando uma pistola e mirando na cara de Jesus.

- Eu pago Santa! Eu pago! Eu vim te pagar juro! Olha o que vim te trazer...
Pega o saco de aniagem e tira de dentro a faca peixeira Bowie, uma faca bem antiga com cabo de dente de cachalote um tipo raro de marfim, toda de aço com uma ponta e fio incrível.
- Esta faca vale mais que 20 garrafas de cachaça. Eu ganhei de um pescador inglês.
Santamaría rápido tira a peixeira da mão de Jesus e, percebendo o grande negocio, diz:
- Ta legal, sogrão. Ta pago o que tu me devias. Agora vaza, vai, vaza daqui.

Jesus não sente humilhação pelo que aconteu, afinal “Eu mereci, eu tava devendo e tudo que esta acontecendo é por culpa daquele filho da puta do Marreta. Este sim é culpado por tudo, este sim arrebentou minha vida, meu trabalho, minha família, tudo.” Toma um gole forte de álcool com café e pensa como vai fazer agora que perdeu uma de suas melhores armas. Como ele faria agora que só resta um facão enferrujado e um pedaço de pau contra o exercito armado com metralhadoras AR15, pistolas Colt, até lançador de granadas?

Jesus pensa em começar a formar um exercito para combater o do Marreta.
Senta no degrau da capelinha com vista para cidade lá embaixo, e sente saudade do seu trabalho no Mercado Publico. Nisto se aproxima dele um vira-lata. Ele pega uma das lentes do óculo quebrado e observa o cachorrinho de uns 6 meses, branco com machas preta e marrom, tão magro que mostra todas as costelas. Vem com o rabo balançando com o corpo meio encolhido de lado cheio de medo para junto de Jesus. Jesus sorri e diz:
- Chegou meu primeiro guerreiro - diz acariciando a cabeça do cachorrinho - que será treinado por mim até que um dia esteja preparado para atacar a jugular do meu inimigo!

Jesus dorme ali e sonha que vê, uma luz incrivelmente brilhante dentro da capelinha, e vê quando Jorge salta com seu cavalo branco de dentro da grutinha. Desmonta elegantemente vestido com sua capa vermelha e sua armadura de cor prata e uma lança comprida na mão esquerda. Jesus em referencia põe um joelho no chão e inclina a cabeça ...

.

12 comentários:

Anônimo disse...

Como existem "jesuses" no caminho da gente.......
Fico do aguardo do próxmimo encontro!!Legal! Beijos

Anônimo disse...

A família de Jesus é formidável! E os delírios dele que vão do flash back à pura fantasia estão muito bem sacados.Continuo gostando muito de ler.Beijos!

Anônimo disse...

Nossa,a história de Jesus me faz refletir em cada linha que vc escreve,até já sonhei vendo-o na favela,o vejo,vejo a familia dele,cada expressão do rosto dele é expressado inconscientemente na minha mente.
Maravilhoso esse texto,parabéns Eloy..

Severo disse...

muuuuito bom!!!!
posso fazer uma historia em quadrinhos com teu texto?

Anônimo disse...

Que maravilha. Acho que tens um bom gancho para um livro. É a crônica da vida de milhares de brasileiros. Continue, Eloy

abrs

Pankwood disse...

Boa história e ótimo blog, conheci atravez de um email. Para expandir nossos blogs gostaria de linkar eles ? Espero sua resposta !
Abraços

Lucilaine de Fátima disse...

Eloy,
Fiquei muda. Você sabe que meu estilo é suave e sonhador. De repente me deparo com algo, que eu chamaria até de chocante, ao menos pra mim. Liga não que sou sensível ao extremo. Mas, amei o "Jesus encontra Jorge".
Como disse pra você, meus comentários seriam simples já que além de ser sim um escritor, tem milhões de experiências a mais que eu. No entanto, quero tentar ler o blog inteiro para aprender com você.
Gostei do seu estilo!
Beijos!
Lu

Anônimo disse...

Me mandaram o link pra tua tua página em uma menssagem do orkut, e sinceramente os teus contos são show de bola.
Parabéns mesmo!
Outra coisa, poder estar e troar idéias com Quintana...um sonho.

Velho da Montanha disse...

EU TAVA VIAJANDO NA NET QD AXEI TEU BLOG POR ACASO. MUITO BOM O TEXTO DO JESUS.

Anônimo disse...

Incrível a humildade de Jesus na
história !!!
Estou gostando muito de acompanhar
as "viagens".
Beijos

Anônimo disse...

Continua ?! PUTZZZZ !! Figuei torcendo p/ no final ter esta palavrinha no final do encontro com Jorge hehehehe "Dukaralho" !!

Anônimo disse...

BUENAS, ELOY! Não me dói nem um pouco reverenciar o necessário louco que há em todos nós e que, segundo a segundo, neste estranho mundo, pede VOZ.Estou em Piratini, terra de "coronéis" falidos, de latifúndios virando desertos verdes, de "ruralidades com espaços vazios" e, do outro lado, com quinze assentamentos do M.S.T. aflorando essa contradição do capitalismo. Segue nessa peleia, irmão!