domingo, agosto 20, 2006

Revolução Cubana: por Jorge Fischer Nunes


Jorge Fischer Nunes.


Jorge Fischer tinha quase dois metros de altura e era forte e calmo como um touro - por isso era da Policia de Choque, que ficava ali na Rua Riachuelo com a General Portinho, até se tornar subversivo, preso e torturado.
Nas aulas de tortura que os americanos sinistros vieram ministrar para o pessoal do DOI-CODI, numa espécie de “mestrado” da Policia do Exercito Brasileiro, uma das principais aulas era a aula-prática de choque.
Com medo de matar alguém acidentalmente, mandaram chamar o Fischer na prisão da Ilha das Pedras, já que ele era grande e forte, e, por isso, mais “resistente”. Ele me disse que os policiais deixaram-no nu, amarrado, deitado sobre uma mesa com braços e pernas abertos, num auditório de aula com todos os alunos torturadores sentados e concentrados, anotando cada detalhe que eles achavam mais importante. Então começou a demonstração: primeiro choque nas orelhas, depois nos mamilos e por ultimo nos testículos. Isto e muito mais ele contou em seu livro, “O Riso dos Torturados”.
Fischão, como também era conhecido pelos amigos, ria de tudo e gostava de contar causos de políticos safados, militares cagões, burgueses nojentos e revolucionários desbundados, como este, que ele me contou numa de uma de nossas “viagens”, o causo da Revolução Cubana.

Na libertação de Cuba do grande Império, os revolucionários não tinham muita experiência na lida de uma nação, já que a burguesia que detinha a mão-de-obra especializada (Industriais, comerciantes, médicos, jornalistas, cientistas, agrônomos etc.) fugiram como puderam do paredão para Miami.
No interior da ilha de Fidel, os revolucionários entraram numa fazenda de pesquisa de matrizes de animais valiosíssimos que acabaram de expropriarem.
Como tinham que assumir o controle da mesma e seguirem em frente, o capitão perguntou se alguém ali tinha conhecimento de fazenda de criação de gado. Quem mais conhecia era um sapateiro, que trabalhava com pedaços de couro, e, por isso, assumiu a administração da fazenda. Logo que assumiu, encontrou uma matriz de boi (valia bem mais do que 80 mil dólares), mastigando calmamente um pouco de palha especial, deitado sobre uma serragem de um pinheiro de cheiro perfumado, num establo com ar-condicionado, ambiente com luminação apropriada, água fresquinha e tratada, shampoo, óleos para massagem que tem um efeito estético. O boi fica com uma aparência melhor porque a massagem reduz as gorduras localizadas. Enfim, é cuidado com o maior mimo por equipe de várias pessoas.
Quando o sapateiro viu isto ficou louco da vida, deu um pontapé no boi dizendo: “Boi filha da puta! Burguês de merda! O povo passando fome, e tu aqui no bem-bom!!!”
Pegou uma faca e carneou o boi, fazendo o maior e melhor churrasco da revolução Cubana.




Deixe um comentário.

28 comentários:

Pankwood disse...

Achei seu blog atravez de um email, gostei !
Ta afim de linkar ele com o meu ? Dai eu sempre venho visita-lo....

rachel disse...

Ótimo causo Eloy, ele é um bom exemplo da multiplicidade das formas de olhar, de se atribuir significados e também as variadas leituras que podem ser feitas sobre um mesmo objeto.

Anônimo disse...

ridícula a história do boi. Vai fazer churrasco dos políticos safados e não do boi q. nada sabe das idiotices dos homens q. se dizem racionais!!

Anônimo disse...

Eu achei ótimo Eloy, entrando no cometário da Rachel, já vejo com outro olhar o "churrasco" do boi, o qual me dignifico com as palavras e o proprio ato do senhor que "saboreou" a carne burguesa, não importando se existe racionalidade ou qualquer outra linha de pensamento. Parabéns! Julio

Livre Expressão da Lucilaine disse...

Eloy,
Adorei o desfecho do sapateiro, o churrasco. Chegou a ficar cômico mesmo. Enfim, virou uma grande festa a tal revolução!
Sabe, eu queria escrever contos também assim como você que demonstra uma facilidade muito grande pra isso, mas, todos que escrevo tenho a impressão que nunca são bons o suficientes, por isso fico entre crônicas, poesias e poemas. Pra dizer a verdade tô quase pra desistir dos três. Meu blog é só uma diversão.
Parabéns!

Beijo,
Lu

ACS COSTA disse...

Parabens Eloy !

O desfecho deste causo, demonstra
uma situacao em que se delegam po
deres à pessoas nao capacitadas,
despreparadas. Isto acontece tam-
bem em Brasilia, Cuba nao è exce-
cao.

Marga disse...

Elóy!
Me parece que esta história se repete todos os dias em várias situações do nosso cotidiano!!Infelizmente aqui, como em Cuba, é cheio de gente totalmente despreparada!

José Daniel disse...

Quem conheçe a revolução Cubana e as Causas, sabe que este Causo é ESTÓRIA. Como se sabe, Cuba nunca utilizou o pouco de terra da ilha para bovinocultura. Utilizava e utiliza até hoje para o cultivo e comercialização da cana-de-açucar. Com o criminoso bloqueio americano ao povo Cubano, sabemos que o governo Cubano conseguia sobrevivência com ajuda soviética e atualmente, conta com apoio de Venezuela e outros países da AL, inclusive o Brasil. Bloqueio americano contra a ditadura Cubana, mas nunca contra a ditadura Coreana, Chinesa, alguns países dos Balcãs, Oriente Médio, africanos e outros que existiram e vierem a existir. Claro, se predominar o interesse econômico. Quanto ao BOI, temos uma história verdadeira, que segue:

Em julho de 2003 a Embrapa Gado de Corte recebeu visita do vice-presidente do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Havana (Cuba), o pesquisador Carlos Borroto, visando a firmar uma parceria para desenvolver uma vacina polivalente para o controle de carrapatos, juntamente com o pesquisador da Embrapa Renato Andreotti. "A idéia é combinar a BM-86 (cubana) e a BMTI (em estudo pela Embrapa)", afirma Andreotti. O carrapato bovino diminui a produção de carne, desvaloriza o couro, por causa das marcas deixadas no local onde o carrapato ficou hospedado e ainda pode transmitir várias doenças, como é o caso da babesiose ou tristeza bovina. Os sintomas são febre alta, prostração, falta de apetite e anemia. É assim que a bovinocultura brasileira perde US$ 1 bilhão de dólares todo ano. Como disse a Rachel, existem outras formas de leitura. Saudações.. José Daniel - Curitiba

Anônimo disse...

MUITO REPETITIVO!
PORQUE NÂO TE MUDA PRA CUBA?

Anônimo disse...

O que são pessoas capacitadas?? O que são pessoas preparadas ou despreparadas?? As capacitadas que estão no poder, aqui ou em qualquer outro lugar, resolveram alguma coisa?? Onde está a diferença, se esta existe....Que pensamento medievo......

Anônimo disse...

Você escreve,escreve, enrola,enrola e diz sempre a mesma coisa!
Muita redundância,em todos os teus textos.
Só o que consegues transmitir,em todos,é a tua posição política,mas mesmo assim,de total desconhecimento cultural, social e político!
Estudar Sociologia Política e História das Civilizações,dentre outras coisas,não te faria mal!
Em tempo:faço minhas as palavras do anônimo acima,
porque não te mudas prá Cuba?

Ghiza Rocha disse...

Gostei do seu blog, obrigada pelo convite! agora estas convidado a conhecer o meu!

Anônimo disse...

muito tosco!!!
alguem disse que tu sabe escrever bem e tu acreditou!!!

Anônimo disse...

Voce ainda tem o disparate de se comparar a Fernando Pessoa?Seria preciso que voce nascesse mais umas 1000 vezes,antes dessa tragédia da Literatura Universal acontecer!
Bem definido acima:MUITO TOSCO!

Anônimo disse...

CONCORDO COM A RACHEL.HÁ VÁRIAS FORMAS DE LEITURA E AQUI,URGE QUE SE FAÇA A ANALFABETA,DOS QUE DESCONHECEM A REALIDADE CUBANA E A VERDADEIRA HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO CUBANA.A LEITURA,DOS QUE SÓ CONHECEM AS PRAIAS E O RICO TURISMO CUBANO,POIS A TRISTE REALIDADE DE SEU POVO MISERÁVEL,ESSA APOSTO QUE VOCE DESCONHECE!
TOSCO,MUITO TOSCO!

Anônimo disse...

Fiquei com pena do pobre boizinho.
Não havia necessidade de maltratá-lo.
Estou divulgando seu blog amigo!!!

Anônimo disse...

Bom amigo

Prefiro os seus contos anteriores, este ai não me parece seu.

Continue, não desista, mesmo tendo tantos outros anônimos a te desestimular.

abraços

Natália disse...

em primeiro, aprenda um pouco mais com aa revolução, na verdade, não sei se entederá...rs

em seguida, que tal comprar o nosso churrasco com os deles?

ti escreve mal, é repetitvo e não tem moral pra falar em revolução.

leia mais!
Abra a cabecinha, brasileiro da "AL"...rs (vc não é mais nem menos, é igual!)

Anônimo disse...

kjasjksakjasjfdajndcn

ACS COSTA disse...

Tens meu apoio Eloy, criticas de anonimos sao latidos na madrugada.
Pra dar palpite que pelo menos
se identifiquem os amargurados.

EM 30/08/2006

Anônimo disse...

Tens meu apoio Eloy, criticas de anonimos sao latidos na madrugada.
Pra dar palpite que pelo menos
se identifiquem os amargurados.

EM 30/08/2006

Publicar este comentário.

Postado por ACS COSTA no blog "Viagens" do Eloy em 8/30/2006 06:13:18 PM

Artur Emilio Alarcon Vaz disse...

Olá,
eu tenho o livro citado ("O riso dos torturados") em casa. Há poucos exemplares disponíveis ao grande público. De meu conhecimento, só há na Biblioteca Rio-Grandense (Rio Grande, RS), na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo, SP) e na Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro, RJ).
Todos os textos curtos do livro são altamente cômicos e realistas... boa leitura para quem conseguir algum exemplar...

Anônimo disse...

It was a longtime coming, but the release of the next generation of the iPhone is finally imminent. With cameras trained on one of Apple's headquarters in Cupertino, California, the iPhone 4S was unveiled after nearly a year of anticipation by fans and professionals alike. With a similar look and feel to the iPhone 4, the magic of this phone is found on the inside with new features and specs that have resulted in record breaking pre-sales. Here is a quick glimpse at why nearly 1 million people have already ordered this phone and what is in store for them.

The while the iPhone 4S was thought to be called the iPhone 5, there is still one very important '5' inside of this device, the A5 processor. Pulled out of its sister technology, the iPad 2, the A5 is a dual-core processor will push speeds that are nearly twice as fast as the iPhone 4. Deemed a SoC, or sytem-on-a-chip, the A5 dramatically speeds up the iPhone 4S for nearly all of its uses. Carrying out multiple tasks, such as surfing the internet while streaming music, no longer lags the iPhone down to a choppy standstill.

To find out more about [url=http://rumors-of-iphone-5.blogspot.com/]Tethering iPhone 4[/url], please visit my blog.

Anônimo disse...

IÕm encouraged this website via this nephew. I am no longer certain whether or not it send can be created by your pet when who else notice this kind of precise roughly the dilemma. YouÕre amazing! Thanks!

Anônimo disse...

Excellent weblog here! Additionally your web site so much up very fast! What host are you using? Can I get your affiliate link on your host? I want my website loaded up as fast as yours lol

Anônimo disse...

Потенция считается одной из важнейших функций мужского
организма, поэтому при возникновении малейших казусов в
работе «главного» органа, представители мужчин
начинают впадать в панику и искать все возможные способы,
помогающие справиться с проблемой. Фармацевтическая отрасль
позаботилась о мужской силе, в результате чего в продаже
появились лекарства , поддерживающие мужчин в отличной
сексуальной форме – Купить их вы можете в интернет аптеке -->> http://www.dgeneriki.ru

Anônimo disse...


Rafael Bittencourt disse...

Sensacional a historia do churrasco cubano e muito triste e horripilante, mesmo contado com escarnio, as tortura sofrida por esse ser humano!

Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

It helps your online targeted audiences know what your website is should be about and they might be content to visit operating your website over and more than again they will are genuine customers.